Como morar na Espanha como aposentado? Morar na Espanha como aposentado é o sonho de muitas pessoas. O país tem clima ensolarado em boa parte do ano e cultura abundante. Pode ser um excelente local para o planejamento da aposentadoria para quem busca uma nova vida.
Além disso, o custo de vida na Espanha é muito mais barato do que em outros países europeus. A pensão mensal média é de cerca de 1000 euros por mês, o que permite aos aposentados desfrutar da vida em Espanha sem preocupações. No entanto, há algumas outras coisas que os aposentados devem considerar antes de se mudar para a Espanha.
A Espanha é um dos destinos mais populares para aposentados que desejam aproveitar sua aposentadoria fora de seu país de origem. Possui 469 km (292 milhas) de costa, o que significa que há muitas praias perfeitas para relaxar e aproveitar o sol em qualquer dia.
O clima também é ensolarado e quente durante a maior parte do ano, facilitando a adaptação à vida na Espanha após a aposentadoria – desde que você aguente o calor! Por isso, os aposentados podem desfrutar do clima mediterrâneo, da rica gastronomia, história e cultura, bem como da boa qualidade de vida.
Vale destacar que existe um visto específico dado para aposentados que querem desfrutar de uma vida na Espanha e nós vamos te explicar tudo sobre ele logo abaixo. Confira nosso artigo exclusivo.
Para quem quer morar na Espanha após se aposentar, o visto mais comum de ser solicitado é justamente conhecido como Visto de Residência Temporária Não Lucrativa.
Ele é um tipo de visto específico para quem já possui algum tipo de renda fixa e, ao mesmo tempo, não deve realizar nenhum tipo de atividade econômica no país, como ser autônomo ou solicitar um visto de trabalho.
É exatamente esta característica que faz com que este visto seja mais requisitado por aposentados, já que eles possuem sua renda fixa, vinda da aposentadoria, e não traz a necessidade de trabalhar ou empreender no país.
Este visto te dá a opção de ficar no país por 1 ano, mas pode ser renovado. As duas primeiras renovações outorgarão ao seu titular uma autorização de residência válida por dois anos. Após completar 5 anos de residência legal (1+2+2), o estrangeiro poderá solicitar o visto de residência permanente.
Além disso, sempre é bom lembrar que os brasileiros e outros cidadãos de origem ibero-americana poderão iniciar o processo da nacionalidade espanhola após dois anos de residência legal, ou seja, na metade da segunda renovação.
Como mencionamos no início do conteúdo, a Espanha é um lugar atraente para se visitar. O país tem uma cultura rica, clima quente e pessoas amigáveis. O custo de vida na Espanha é baixo em comparação com outros países europeus, o que pode tornar mais fácil para os aposentados esticar suas economias.
A Espanha também oferece um clima agradável e apesar do inverno europeu, o país desfruta de 300 dias de sol por ano, o que torna o clima mais agradável do que outros países da Europa.
O mercado imobiliário na Espanha tem crescido bastante nos últimos anos. Alguns compradores estrangeiros veem o mercado imobiliário como uma grande oportunidade de investimento devido à demanda por moradias neste país.
Neste sentido, vale ressaltar que o governo espanhol passou a contemplar a possibilidade de conceder uma autorização de residência para investidores em imóveis, cujo valor deve ser superior a 500.000 euros.
Ou seja, há muitas razões pelas quais a Espanha é tão atraente para aposentados que procuram novos lugares para morar após a aposentadoria.
Se você deseja aproveitar as novas regulamentações sobre imigração, o melhor é obter suporte jurídico especializado para todos os processos burocráticos. Por isso, pode contar conosco.
Nós, da Vazquez Belisario, somos advogados brasileiros na Espanha e podemos te ajudar a conseguir seu visto para morar no país.