Empadronamiento e TIE-NIE: o que fazer ao ir morar na Espanha?

Você conhece os idiomas falados na Espanha?
22/09/2022
“Sim, aceito!” – Como se casar através dos notários na Espanha
28/09/2022
Exibir tudo

Empadronamiento e TIE-NIE: o que fazer ao ir morar na Espanha?

Você sabe o que é empadronamiento e TIE-NIE? Se você planeja se mudar para a Espanha, há algumas coisas que você precisa fazer para se instalar.
Uma das coisas mais importantes é obter sua autorização de residência, que você pode fazer registrando-se na prefeitura local, ou empadronamiento.
Você também precisará solicitar uma carteira de identidade espanhola, conhecida como TIE ou NIE. Esse processo pode parecer assustador, mas vamos orientá-lo em tudo o que você precisa fazer para torná-lo o mais fácil possível.
Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber acerca do assunto. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

Empadronamiento e TIE/NIE

Fonte: Freepik

O que é Empadronamiento?

Empadronamiento é o processo de registro na prefeitura local na Espanha. Isso é obrigatório para todos os residentes, inclusive estrangeiros, e deve ser feito em até 30 dias após a mudança para um novo endereço.
Para se registrar, você precisará fornecer seu passaporte ou carteira de identidade, comprovante de endereço (como um contrato de aluguel ou conta de serviços públicos) e preencher um formulário.
Uma vez registrado, você receberá um certificado chamado empadronamiento que serve como um documento oficial confirmando seu status de residência.
O empadronamiento é importante por várias razões. Em primeiro lugar, permite votar nas eleições locais e participar em outras atividades cívicas. Em segundo lugar, dá acesso a serviços públicos, como saúde e coleta de lixo.

O que é um TIE?

A Tarjeta de Identidad de Extranjero (TIE) é um cartão de identificação para estrangeiros na Espanha. O cartão é emitido pelo governo espanhol e é obrigatório para não-nativos que desejam residir no país por mais de três meses.
O TIE contém o nome do titular, fotografia, impressões digitais e outras informações pessoais. Os estrangeiros que desejam solicitar um TIE devem primeiro se registrar na prefeitura local (Ayuntamiento).
Uma vez que o registro esteja completo, o requerente receberá um certificado de registro (Certificado de Empadronamiento).

Conheça o que é Empadronamiento e TIE/NIE

Fonte: Freepik

O que é NIE?

Na Espanha, o NIE é um Número de Identificação de Estrangeiro e é necessário para diversas atividades, desde a abertura de uma conta bancária até a assinatura de um contrato de telefone celular.
O processo de solicitação de um NIE pode ser feito em qualquer consulado espanhol em seu país de origem ou, se você já mora na Espanha, na Oficina de Extranjeros (Escritório de Estrangeiros) da província onde você reside.
Para solicitar um NIE, você precisará preencher um formulário de solicitação (disponível no consulado ou Oficina de Extranjeros), apresentar seu passaporte e duas fotos tamanho passaporte e pagar uma pequena taxa.
Assim que seu pedido for processado, você receberá seu número NIE, que será válido enquanto você permanecer na Espanha.

Descubra o que é Empadronamiento e TIE/NIE

Fonte: Freepik

Por que o empadronamiento e TIE-NIE são importantes?

Empadronamiento e TIE-NIE são coisas necessárias para se fazer quando se muda para a Espanha. Empadronamiento é o processo de registro no município em que você vai morar. Isso é importante porque permite votar, pagar impostos e acessar serviços sociais.
O TIE-NIE é um cartão de identificação que todos os estrangeiros devem obter no prazo de três meses após a chegada à Espanha. É importante porque permite trabalhar, abrir uma conta bancária e obter um seguro de saúde.

Pronto, agora você conhece o que é Empadronamiento e TIE-NIE!

Venha para a Vazquez Belisario

É bom ter alguém que possa te ajudar a navegar no processo de imigração entre Brasil e Espanha. Trabalhar com profissionais economiza muito mais tempo e esforço.
Nós, da Vazquez Belisario, somos advogados brasileiros na Espanha e podemos te ajudar a conseguir seu visto para morar no país. Entre em contato conosco, saiba mais sobre nossos serviços e faça um orçamento.

Compartilhar | Compartir
Vazquez Belisario
Vazquez Belisario
Vazquez Belisário é formado por advogados brasileiros com dupla licenciatura no Brasil e na Espanha, podendo atuar nos dois países. Somos especialistas em imigração, direito civil e do trabalho. Possuimos ampla experiência em homologação de sentenças entre Brasil e Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Em que podemos ajudar?