Uma das maiores preocupações de brasileiros que decidem residir ou simplesmente passar um tempo na Espanha é saber se estão habilitados para conduzir com sua Carteira de Habilitação Brasileira.
De acordo com o convênio assinado entre Brasil e Espanha publicado no Boletim Oficial do Estado espanhol em 12 de março de 2009, os países decidiram reconhecer-se reciprocamente suas Carteiras de Habilitação para conduzir.
O prazo estipulado no acordo para que um cidadão de um país possa conduzir no território do outro signatário é de 180 dias. Neste sentido, os cidadãos brasileiros que vierem à Espanha, a turismo ou por um período inferior a 180 dias, estarão aptos para conduzir veículos sem qualquer inconveniente.
Por outro lado, o brasileiro que decidir residir definitivamente na Espanha, ou ultrapassar o prazo indicado no parágrafo anterior, estará obrigado a realizar a homologação da CNH na Espanha, sendo este um procedimento relativamente simples.
Os requisitos para a realização da homologação da CNH ou “canje” são os seguintes:
Os brasileiros que possuam dupla nacionalidade (Brasil/Espanha) também se enquadrarão nos dispositivos deste acordo, e por tanto, poderão homologar a habilitação nas mesmas condições indicadas anteriormente.
O único inconveniente neste processo é que o governo espanhol retém a CNH brasileira, obrigando o homologando a expedir uma segunda via da habilitação no Brasil.
O nosso escritório poderá assessorar os brasileiros, outorgando agilidade em todo o processo.
Para mais informações, poderá entrar em contato conosco através do info@abogadosvb.com