¿Tu hablas en español? Conhece os idiomas falados na Espanha? Muitas pessoas acreditam que o Espanhol é a única língua falada no país. No entanto, uma das características que o deixam ainda mais interessante é que, embora seja um território relativamente pequeno, reúne regiões bilíngues.
O que significa que, dependendo da sua localização no país, poderá escutar um ou mais idiomas regionais além do tradicional Espanhol. Para que você possa entender esse fenômeno cultural, criamos este artigo. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!
Você conhece as línguas faladas na Espanha? Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que o espanhol não é a única língua falada no país.
Na verdade, existem várias línguas faladas em todo o país, dependendo da região. Estes incluem catalão, galego, basco e occitano.
Embora a maioria dos espanhóis fale espanhol como idioma principal, é importante estar ciente dos outros idiomas falados no país.
A Espanha tem uma língua oficial, o espanhol. No entanto, existem outras línguas faladas em todo o país. Isso porque muitas regiões são bilíngues, o que faz com o que além do castelhano, existam quatro línguas co-oficiais em seis das 17 comunidades autônomas.
Sendo os idiomas: Galego, Euskera, Catalão e Aranés. A seguir explicamos cada um deles. Confira!
É falado na Catalunha, capital de Barcelona, Valência e nas Ilhas Baleares.
Originário da região da Galícia, o idioma é uma das bases do português, tendo a mesma origem latina.
Também conhecido como vasco ou euskera, é o mais complexo dos idiomas e também um dos mais antigos.
O Aranés, ou Occitano, é proveniente da língua romana. Atualmente, é a terceira língua oficial da Catalunha, junto ao Espanhol Castelhano e o Catalão.
Quando a maioria das pessoas pensa na Espanha, pensa em dançarinos de flamenco e touradas. Mas há muito mais neste grande país europeu do que isso.
A Espanha é o lar de muitas línguas e dialetos. Como mencionamos anteriormente, a língua mais falada na Espanha é o espanhol, mas também há muitos outros dialetos falados em todo o país. O espanhol é uma das línguas românicas, que são um grupo de dialetos relacionados que descendem do latim. Essas línguas são faladas em países onde o latim já foi dominante ou oficial.
As línguas românicas ainda compartilham muitos recursos com o latim, incluindo gramática, vocabulário e pronúncia.
Há uma estimativa de 470 milhões de falantes de espanhol em todo o mundo.
A distribuição de línguas na Espanha é em grande parte uma resposta às conquistas territoriais dos espanhóis e ao estabelecimento de suas fronteiras por meio de tratados de conflitos estrangeiros.
Nesse sentido, a chegada do espanhol à América desempenhou um grande papel na instituição da língua e foi vantajosa para ela a partir de então. Hoje, é a terceira língua mais falada no mundo, atrás apenas do inglês e do mandarim.
Devido a isso, a presença de várias línguas espanholas atesta sua formação pela adição de territórios nem sempre amigáveis entre si. Ou seja, uma união que é mantida por meio de esforços políticos.
Este é o caso, por exemplo, em áreas onde as aspirações separatistas continuam a existir, como no País Basco e na Catalunha.
A Vazquez Belisario é um escritório de advogados brasileiros na Espanha. Podemos te auxiliar em todos os processos burocráticos, ajudar a entender melhor as leis de imigração entre Brasil e Espanha e solicitar o visto mais adequado ao seu caso.